-
Arquitetos: NN Arquitetos Associados, OYTO Arquitetura, Planejamento e Construção; NN Arquitetos Associados, OYTO Arquitetura, Planejamento e Construção
- Área: 328 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Rafael Schimidt
-
Fabricantes: AnandaMetais, KeP, Labluz, Pormade, Presaço, ¡Microcal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio de transformar um antigo almoxarifado na nova ala do hospital em apenas 45 dias para esta ONG que faz atendimento de saúde pública em arenas itinerantes, justificou o reuso de contêineres marítimos tão em voga em projetos de arquitetura. A proposta foi de nivelar o conjunto preexistente de 6 contêineres dispostos em L no terreno estreito, para em seguida cuidar das instalações, tratar suas superfícies e construir novos elementos como paredes tipo drywall e passarelas em estrutura metálica com painéis tipo wall, para finalmente cobrir todo o novo conjunto com estrutura metálica e telhas sanduíche tipo forro. Esta cobertura foi desenhada de forma a permitir a circulação cruzada de ar e também a entrada abundante de luz natural através de abertura voltada para o sul, e ainda coletar a água de chuva que é armazenada para ser usada posteriormente em limpeza e irrigação.
O programa da nova ala é composto de recepção, triagem, espera, preparo e recuperação pós-cirúrgica no térreo e laboratório, treinamento e áreas administrativa e de apoio no andar superior. O recuo lateral para o vizinho foi usado como corredor técnico para organizar todas as instalações do conjunto, facilitando sua construção e futura manutenção.
A fachada principal com seus elementos de contêiner visíveis evidencia o caráter móvel do hospital.